Relaxar é preciso.

10/05/2019

A importância do relaxamento e os seus efeitos na meditação.

- Preciso meditar para baixar meu nível de stress!

- Meu trabalho está enlouquecedor! Não tenho tempo para nada! Como vou meditar? Simplesmente não dá, mas eu quero muito!

- Preciso dormir melhor, preciso melhorar meu foco no trabalho!!

Poderia aqui citar uma série de exemplos que já ouvi nestes últimos tempos de pessoas que estão no caminho para implantar a meditação em suas vidas ou que simplesmente querem começar a meditar.

Escolhi, propositalmente, três exemplos do universo corporativo pois acredito que este é um ambiente que contribui muito para as sensações "gatilho" de stress, ansiedade e ausência de foco ao longo do dia.

A essa altura você já está convencido da importância da meditação, mas por muitas vezes se pergunta se é possível chegar em casa e prestar atenção na respiração após um dia de trabalho completamente extenuante; Ou cruzar as pernas e contar o número de vezes em que inspira e expira sem dar uma olhada no e-mail que acabou de chegar em seu celular.

Estado de presença, não julgue os pensamentos, imagine um oceano...você sabe e conhece várias "ancoras" para ajudar a entrar na meditação, mas mesmo assim você não consegue relaxar para poder meditar.

Relaxar é colocar-se primeiramente em um "estado de presença" para ir mais consciente rumo a meditação.  

Relaxar é um pré requisito importante para quem deseja meditar.  Sem um estado de quietude (adquirida no relaxamento) fica um pouco mais difícil meditar.

Assim, antes de entrar na meditação, reserve alguns minutinhos para relaxar. Aqui vai algumas dicas para relaxar antes da meditação:

1. Alongamentos com flexão do tronco para a frente ajudam a acalmar. ( ex: postura da pinça).

2. Praticar o body scan por alguns minutos (a ideia aqui é deitar-se e aos poucos ir levando a sua atenção as partes do seu corpo. Existem meditações guiadas que podem ajudar neste processo. Exemplo: Leve sua atenção a perna direita, a perna esquerda......joelho direito, esquerdo....etc)

3. Perceber como está a sua respiração. (coloque a sua mão no abdômen e sinta como está a entrada e a saída do ar. Perceba se a respiração está abdominal.)

4. Postura da semente. (Sente-se com as nádegas sobre os calcanhares. Inspire e ao expirar leve a testa ao solo, mantendo a coluna vertebral relaxada, descansando sobre as pernas. Braços soltos ao longo do corpo mantendo os ombros relaxados e a face descontraída. Respiração livre. Para retornar, desenrole a coluna lentamente até sentar sobre os calcanhares novamente)

Coloquei aqui uma parte de uma fala minha publicada no Jornal o Globo para ilustrar melhor o que quero dizer sobre relaxar para depois meditar:

- As sessões ocorrem às sextas-feiras, com 15 minutos de duração. Os dez primeiros são para "desligar as pessoas do ambiente de trabalho". Passo técnicas básicas de respiração (pranayamas), de movimentos (asanas) e exercícios de concentração, como tatear uma pedra (com os olhos fechados). Tudo para levá-los a um "estado de presença" - relata ele. - Nos últimos cinco minutos, acontece a meditação em si. Nessa etapa, os participantes já estão mais presentes e começam a meditar.Leia mais: https://oglobo.globo.com/economia/empresas-apostam-na-meditacao-para-aumentar-produtividade-20771100#ixzz5M67ctnGH

Meditar é preciso. Porém antes de meditar, precisamos relaxar!

Namastê-lo.