Por que uma boa saúde mental é importante?

11/01/2022

Com uma compreensão sólida de sua saúde mental, você estará mais no controle de suas emoções, tanto positivas quanto negativas.

Se você tiver um dia ruim, tudo bem é normal - você pode lidar com o que quer que aconteça e voltar à linha de base em breve. Se você está tendo um ótimo dia, você não vai se envergonhar socialmente por ficar muito empolgado, ou fazer promessas que não pode cumprir quando se sente artificialmente otimista.

Sem um estado de saúde mental equilibrado, você está mais propenso a essas emoções que o arrastam para formas de tristeza, baixa energia ou ansiedade caótica que podem atrapalhar sua capacidade de controlar sua vida.

Sua saúde mental não afeta apenas seu funcionamento diário. Isso pode afetar seus relacionamentos (no trabalho e em sua vida pessoal) e sua capacidade de tomar boas decisões para seu futuro a longo prazo. É incrível como sua percepção das circunstâncias pode mudar não com base na realidade real, mas com base em seu ponto de vista limitado e equilíbrio químico / hormonal dentro de seu corpo. Se sua saúde mental for boa a longo prazo, a vida se tornará mais tolerável, agradável e um momento em que você poderá prosperar.

A saúde mental positiva também é importante no contexto da sociedade: se a maioria das pessoas tiver boa saúde mental, sua produtividade no trabalho será melhor, a carga de saúde da sociedade será reduzida e as pessoas estarão menos expostas ao risco de cometer crimes, tornando-se sem-teto , ou depender de assistência social. Uma boa saúde mental aponta para uma boa saúde social.

Como ter uma boa saúde mental

Quando você procura orientação sobre como melhorar a saúde mental, é importante cobrir todas as suas bases. Há vários pilares diferentes que contribuem para o bem-estar mental positivo , incluindo a saúde física, emocional e social. Existem também diferentes prazos envolvidos - alguns comportamentos simples podem levantá-lo em questão de minutos, outros tornam seus efeitos conhecidos ao longo de meses.

Em primeiro lugar, vamos ver as soluções mais rápidas - as ações de curto prazo que você pode tomar para melhorar sua saúde mental diariamente. Começa com os 'fundamentos' físicos.

Os cinco fundamentos de uma boa saúde mental

Há um monte de estruturas e modelos por aí que resumem essa ideia, que é sobre o status da sua mente em relação ao seu corpo.

Resumindo: se você não cuidar disso no curto prazo, provavelmente não conseguirá consertar as coisas no longo prazo.

Uma maneira legal de resumi-los é do professor de otimização humana Brian Johnson, da Optimize : ' Coma, mova-se, durma, respire, concentre-se. ' Esses são os cinco aspectos, diz ele, das áreas diárias que você deve abordar para uma boa saúde mental.

1. Coma boa comida

Por mais que você possa desejar o contrário, comer a comida mais saborosa nem sempre o fará feliz. Comer junk food - ou alimentos processados ​​incorretamente comercializados como "naturais" - é uma das maneiras mais fáceis de se sentir pior do que deveria.

Embora haja toda uma internet por aí cheia de conselhos dietéticos, aqui vamos simplificar e emprestar uma frase do escritor de alimentos Michael Pollan: " Coma comida, não muito, principalmente plantas " .

Lembre-se: o que você quer nem sempre é o que você precisa quando se trata de comida. Se você está desejando algo saboroso, pode estar morrendo de um lanche que interrompe o açúcar no sangue mais cedo, o que faz você se sentir mais faminto do que realmente é. Evite ao máximo a cafeína, o álcool e o açúcar, devido aos seus efeitos perturbadores no seu humor diário e bem-estar a longo prazo.

Ou você sempre pode seguir a sábia sabedoria familiar de "se sua avó não chama isso de comida, não é comida".

Se você quer ter muita certeza sobre o que é melhor para o seu corpo e mente, vale a pena conversar com um nutricionista qualificado e obter aconselhamento sob medida para as suas necessidades.

2 . Mexa seu corpo

Se você está sentado em uma mesa o dia todo e se sente meio mal-humorado, os dois provavelmente estão ligados. A solução - mova-se, como puder.

Isso pode envolver dar um passeio, dançar no seu quarto, subir as escadas em vez do elevador ou fazer uma sessão na academia.

Se você tiver tempo e um dia de sobra, faça uma caminhada. O 'banho na floresta' ou 'terapia da natureza' demonstrou ter vários benefícios mensuráveis ​​para a saúde - mergulhar na natureza por um curto período de tempo leva você de volta ao seu estado humano primitivo, de quando vivíamos em tribos e percorríamos a terra a pé. É uma excelente maneira de 'sair da cabeça' de uma forma saudável.

Caminhar pelo menos 30 minutos por dia é uma prática que o manterá são e satisfeito.

3 . Dorme

Praticamente todos os seres vivos do reino animal dormem de uma forma ou de outra; é crucial para a vida. Não subestime o poder de uma boa noite de sono para transformar radicalmente sua vida diária: a ligação entre sono e saúde mental é forte.

Às vezes, a má saúde mental pode ser a causa ou o resultado de um sono ruim, e nem sempre é fácil saber qual. Mas se você nunca realmente pensa sobre seus hábitos de sono e ambiente, pode estar perdendo um elo crucial para viver de acordo com seu potencial.

Dormir bem tornou-se uma área de intenso interesse recentemente, com o cientista do sono Matthew Walker liderando a cruzada para que todos nós priorizemos o sono como nossa preocupação número 1 com a saúde. Se você ainda não o fez, confira a palestra dele no TED e descubra quais mudanças simples você pode fazer que podem ter grandes resultados.

Quantas decisões ruins foram tomadas ao longo da história por pessoas que dormiam pouco? A pessoa estremece ao pensar.

4 . Respirar

É algo que você praticou mais do que qualquer outra coisa, mas você pode realmente dizer que é bom nisso? A respiração é tão importante para reduzir o estresse e dar ao seu cérebro o combustível necessário para funcionar corretamente.

Seja uma prática diária de meditação, ou mesmo apenas um minuto ou dois de respiração lenta intencional, você pode facilmente encaixar essa prática crucial nos momentos tranquilos do seu dia.

Também vale a pena verificar seus níveis ambientais de dióxido de carbono - salas abafadas e mal ventiladas podem ter efeitos muito ruins em sua concentração e humor.

5 . Foco

Um sintoma de saúde mental precária é a incapacidade de se concentrar. Viver uma vida agitada em um mundo agitado torna difícil desacelerar e direcionar sua atenção para uma coisa, mesmo que por um curto período de tempo.

Mas uma mente permanentemente inquieta não é saudável. Você não pode lidar bem com os problemas ou atingir um estado de relaxamento adequado sem ser capaz de ignorar o mundo exterior por um tempo e dedicar toda a sua atenção a uma coisa.

Uma prática regular de foco é essencial para acalmar sua mente. Isso pode envolver meditação, que quase sempre traz benefícios positivos .

Mas se essa não é sua bolsa, por que não tentar ler um livro, pintar ou trabalhar em um projeto de artesanato? Tempo longe de distrações (especialmente do tipo digital) é uma das melhores maneiras de proteger sua atenção. Lembre-se, se não for algo que você faz com frequência, pode demorar um pouco para se acostumar. A atenção é como um músculo; quanto mais você usa, mais forte fica.

Conecte-se com as pessoas

As dicas acima para melhorar sua saúde mental se concentraram nas rotinas fundamentais de autocuidado que o ajudarão a construir um estado interior robusto. O próximo aspecto de alcançar uma boa saúde mental envolve olhar para fora , para outras pessoas.

A conexão com outros humanos é uma parte vital do cultivo de uma saúde mental positiva, e é facilmente ignorada. Se você já jogou o videogame 'The Sims', sabe como isso funciona.

É um jogo onde você supervisiona a vida das pessoas que cuidam de seus negócios diários em uma espécie de caixa de areia experimental. Você descobre rapidamente que deixar as pessoas seguirem todos os seus caprichos e desejos não leva a bons resultados a longo prazo - elas precisam de direção. Seu Sim tem uma variedade de necessidades, representadas por barras mostrando diferentes quantidades. Se a barra da bexiga estiver cheia, eles precisam ir ao banheiro. Se a barra de fome estiver vazia, eles precisam comer. E se a barra 'social' estiver vazia, eles precisam de conexão.

No videogame, é fácil diagnosticar um Sim solitário - basta olhar para suas estatísticas. Mas na vida real, nem sempre é tão óbvio. Algumas pessoas, especialmente as mais introvertidas, podem passar um bom tempo sem interagir com as pessoas. Embora estejamos mais cientes disso do que nunca, no meio da pandemia, os sinais de falta de conexão simplesmente não aparecem muito bem.

Mas a falta de conexão social significativa é um dos principais indicadores de saúde mental precária. Descobriu-se que a conexão social tem uma forte ligação com a saúde psicológica em populações mais amplas.

Você pode se conectar com as pessoas de várias maneiras diferentes:

  • Telefone para um amigo com quem você não fala há algum tempo
  • Converse com um estranho em um bar ou café
  • Jogue jogos online com seus amigos
  • Vá a um clube de esportes ou atividades
  • Vá a eventos de networking ou clubes de debate
  • Passear com seu cachorro e dizer oi para outros passeadores de cães
  • Voluntário em uma instituição de caridade local
  • Diga oi para seus vizinhos
  • Converse com caixas ou outros trabalhadores de serviço