A expectativa é a grande vilã do Yoga.

19/02/2020

Afinal de contas, porque eu não relaxo na aula!

Nada pode ser mais chato do que uma pessoa que gosta de Yoga ficar falando somente de Yoga. Sei bem o que significa, pois sou um desses chatos! Alias, graças a minha família, eu diminui um pouco esse assunto...rs.

Nem todo mundo gosta de Yoga, é verdade. E se for o seu caso, sugiro prontamente que volte ao www.google.com e pesquise algum outro tema do seu interesse. Esse artigo não é para você, acredite!

Mas e se você for aquela pessoa que tem interesse em fazer algo para reduzir a ansiedade, aumentar a consciência corporal, dormir melhor e compreender um pouco mais os aspectos da mente? Se esse for seu caso, provavelmente em algum momento você já tenha lido sobre yoga.

E aí você resolve ingressar em uma classe de Yoga. Nas primeiras semanas já compra seu tapetinho, faz aquela "selfie maneira" lá no parque do Ibirapuera, compra incensos, entoa o mantra OMM entre outros. E após 2 meses de prática resolve parar.

- Chega. Falando sério não consigo relaxar. Eu venho para a prática e não desligo, não me concentro. Tudo isso é chato! (frase dita com convicção).

E lá se vai uma oportunidade desperdiçada por conta de uma expectativa exagerada.

COMENTO:

Convivemos com as expectativas em várias áreas de nossa vida. E, por algum motivo, colocamos as nossas ações em "formulas matemáticas", como se o universo fosse estático e previsível. Algo como:

Trabalho + dedicação até chegar ao burnout = cargo de CEO

Yoga + quantidade de aulas = relaxamento e iluminação.

São as expectativas que criam esta falsa ilusão de previsibilidade, pois os resultados das nossas ações estão no futuro e não no presente! E quem garante que irão acontecer realmente, como no exemplo da fórmula matemática?

Já presenciei um grande número de alunos que iniciam no Yoga e acabam desistindo por conta desta expectativa. Ela se torna a grande vilã da prática.

No que tange as aulas de Yoga, acredito que a atitude correta é reduzir as expectativas sobre a prática. Não pensar muito no que vai alcançar, aonde vai chegar, o que quer com isso, etc.

Uma definição muito boa do Prof. Marcos Rojo Rodrigues define bem o que acredito.

"No Yoga ninguém ganha e ninguém perde. Não há competição. O que importa é o caminho. O Yoga não nos levará a lugar nenhum. Yoga é para nós deixar no presente."

Você vai para a aula de Yoga porque no final da aula se sente bem. E Isso já é o bastante.

Namastê