Yoga e Mindfulness. Experimente os dois!

A interação de ambas as práticas pode trazer grandes resultados!

Seguem duas definições bem fidedignas de grandes representantes de cada uma destas modalidades.

"Mindfulness pode ser entendido como um estado mental baseado na experiência direta do momento presente, com consciência plena, e atitude aberta e não-julgadora a cada instante. O estado mental de mindfulness é uma alternativa a um estado mental bastante habitual nos dias de hoje, baseado na desatenção ("piloto automático") e na reatividade excessiva em situações do cotidiano."

Prof. Marcelo Demarzo ( Programa Mente Aberta - UNIFESP)

"Também é possível definir o Yoga como um modo de vida a ser vivido, 24 horas por dia, na vigilância constante da mente e no trabalho de mantê-la a um só tempo alerta e relaxada. Trata-se de viver sabendo discriminar o que é realmente importante, definitivo, e o que é passageiro.

Seja qual for a definição que se dê, seja qual for o entendimento que se tenha, o Yoga é uma prática e sua instrução primeira é: pratique. É na prática constante e contínua do Yoga que seus conceitos se consubstanciam, se modificam e se aprofundam. Ou seja, com a prática vem o entendimento, e não o contrário."

Prof Marcos Rojo ( IEPY)

A meu ver existe serenidade e beleza em ambos os caminhos. Creio que são complementares, uma vez que um praticante de yoga pode se beneficiar de um estado "de atenção plena" em cada movimento da sua prática, adquirindo uma consciência cada vez mais elevada do seu corpo/mente. O movimento não entra no "piloto automático".

Por outro lado, o praticante de mindfulness pode, através dos exercícios propostos pelo yoga (entende-se aqui não somente posturas, e sim práticas respiratórias e exercícios de concentração) melhorar o seu "estado de presença" trazendo com mais facilidade a mente para a meditação.

Isoladas, tanto o mindfulness quanto o yoga são riquíssimos em suas proposições. Acredito, entretanto, que ambas combinadas podem potencializar ainda mais os efeitos positivos na qualidade de vida!


Namastê!