O que vem a ser Yoga?

Uma tentativa de explicar, em poucos minutos, o que vem a ser esta milenar ciência indiana.

Existem diversas definições para o que vem a ser, afinal, Yoga. Segundo Taimni, (2011) a palavra Yoga, em sânscrito, possui grande número de significados. Ela é derivada da raiz Yuj, que quer dizer "unir", sendo a ideia de união presente em todos os significados.

Como qualquer outra palavra, assume significados diferentes de acordo com o contexto em que é empregada. Pode ser entendido como a união da alma individual com o Absoluto (Deus) e também como um estilo de vida apoiado numa concepção filosófica e permeado por um conjunto de técnicas que conduzem o praticante a este estado de integração e conexão.

Em um sentido estrito, o do Yoga Sutras, sistema clássico escrito por Patanjali (em uma data incerta entre os séculos II a.C e 5 d.C), o Yoga pode ser definido como a "Inibição das modificações da mente", de acordo com Taimni (2011), ou "controle dos movimentos da mente", definição de Arieira (2017).

Em um contexto atual, é um processo que leva o praticante a um estado de silêncio, deixando a mente livre de suas distrações. Nas palavras de Rojo (2006), é também um sistema de filosofia da Índia, que reconheceu que sem boa saúde física e mental não será possível a aquisição de estados profundos de concentração, onde mente, corpo e espírito interagem, adquirindo um caráter de filosofia prática.

OBJETIVO

O objetivo do Yoga é voltarmos ao nosso estado primário de união.

A ignorância em relação a nossa origem e natureza fez com que o ser humano passasse a se sentir um elemento separado do mundo e da "realidade suprema".

A meta do Yoga é obter moksa, a liberação, que ocorre quando se realiza a união existente entre a alma individual (jivatma) e a alma suprema.

Nas palavras de Gulmini (in ROJO, 2006, p.32) "(...) o Yoga busca alcançar, em uma última instância, o conhecimento de si mesmo ou ser, aquilo que, no homem, é perfeito e imortal. Existem muitas escolas do Yoga, mas é esta busca suprema o verdadeiro objetivo de todas elas".

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fontes:

ROJO, M. (org.) Estudos sobre o yoga. São Paulo: Phorte, 2006. (indispensável para quem gosta do tema!)

TAIMNI, I.K A ciência do yoga. Tradução: Milton Lavrador, 5a Ed., Brasilia: Editora Teosófica, 2011.